top of page

LINA GÓMEZ

O universo coreográfico de Lina Gómez se constrói no entrelaçamento entre gesto e escuta, entre a vibração da memória e os saberes do corpo. Suas obras são espaços de investigação sobre persistência, presença, ritmo, herança e relação — com o humano e o mais-que-humano — deslocando percepções normativas do tempo.

Formada em dança e teatro em São Paulo e mestre em coreografia em Berlim, onde atualmente vive, seus trabalhos têm sido amplamente apresentados na Europa. Entre suas criações estão A Passo di Mulo (2018), remontada em 2019, e Restraint (2018), apresentada em diversos teatros europeus e selecionada para a plataforma Aerowaves Twenty19. Em 2022, estreou Träumerei des Verschwindens e, em 2023, conquistou o público com Vagarosas, no Radialsystem Berlin. Em 2024, remontou WIRRUNGEN – Sapatos Cegos, uma performance para espaços públicos, e em 2025 estreou Antigone, em colaboração com Jörg Wesemüller, no Staatstheater Braunschweig.

Como intérprete, trabalhou com Tino Sehgal, Yoshiko Chuma, Edson Fernandes e Jorge Garcia, entre outres. Desde 2015, realiza residências de pesquisa apoiadas pelo Goethe-Institut no Chile, Uruguai, Índia, Turquia e Japão.

Lina compartilha sua prática corporal em instituições e universidades no Brasil, na Alemanha e em outros países, onde também atua como mentora.

 

Mais sobre Lina

Back

 

 

 

 

 

 

 

 

Lina Gómez ©Ruppert Bohle_.jpg.jpg

©Ruppert Bohle

bottom of page